Recentemente foi divulgada uma notícia de que uma associação sueca iria divulgar um estudo que classificaria o Warcraft como “a cocaína do mundo dos jogos de computador”. Li no Meiobit.
Estou indignado. SEMPRE aparecem pessoas divulgando o lado negativo de qualquer coisa. O lado positivo? Não existe.
Primeiro, para pessoas com falta de auto-controle e disciplina, qualquer coisa vicia. Duvida?
- Cigarro
- Cerveja
- Refrigerante
- Doces
- Salgadinhos
- Novela
- Carros
- BBB
- Preguiça
- Sites pornograficos
- Zorra Total, Faustão ou Domingo Legal
- Paciência (jogo de cartas do Windows)
Ok. WoW vicia. Isso eu sei. Para pessoas fracas, não recomendo joga-lo. Vai acabar parando no hospital ou brigando com familiares e amigos.
Agora, e o lado positivo de se jogar WoW? Existe?
Apenas vou citar o que o jogo trouxe de bom para mim:
- Meu inglês melhorou sensivelmente, na escrita e compreensão. No jogo, sou obrigado a escrever nos chat apenas em inglês. Consegui fixar regras gramaticais e formas de escrita e aprendi a usar abreviações e gírias comuns na língua inglesa. A compreensão do inglês melhorou muito usando o Ventrilo, software de comunicação usado por 10 em 10 jogadores do WoW para conversar pelo microfone. Só não arrisquei ainda na conversação, por pura timidez. Mas é o pŕoximo passo.
- Existem tarefas no WoW que exigem paciência, disciplina e organização, mas que dão recompensas bem legais quando completas. Se você não tem paciência e disciplina em um jogo, tem na vida real? Aprendi com o jogo a ter paciência para conquistar alguma coisa. Meu primeiro personagem foi um verdadeiro fiasco porque não tive paciência que deveria ter. Queria tudo o mais rápido possível. Quando entendi que o problema era comigo, criei um novo personagem do zero, e comecei a fazer as coisas com calma e paciência. Agora, meu personagem possui itens que nunca imaginei que poderia ter.
- A economia do jogo, através das casa de ações, é uma lição de vida de como se deve fazer com dinheiro. Meu filho joga comigo e já aprendeu alguns truques de como fazer dinheiro com a casa de ações que até eu não sabia.
- Jogamos com pessoas, que têm seus defeitos expostos no jogo também. Trapaceiros e ladrões no jogo são sumariamente rejeitados pela sociedade do jogo. Apesar de ser um jogo, a moral humana impera como na vida real.
- Trabalho em equipe. Nunca um jogo me mostrou como é importante trabalhar em equipe para conquistar alguma coisa. Algumas Dungeons e Raid's só podem ser concluídas com o trabalho em equipe. Todos no grupo saem ganhando quando o grupo trabalha bem e em sincronia como as peças de um relógio. Quando alguém no grupo falha, todos perdem.
- Liderança. Tente liderar um grupo de 40 pessoas, pessoas que se escondem por trás de avatar e liberam toda sua moral, boa ou ruim, através desse avatar. Alguns encontros de 40 pessoas exigem do líder postura, e se você não tem, não consegue liderar. Já vi pessoas liderarem 40 pessoas como se fossem uma só. Impressionante!
- Solidariedade. Não esqueça que no jogo só existem pessoas. É um MMORPG. Então, se você está perdendo tempo, outros também estão. Mas mesmo assim, encontro muitas pessoas dispostas a doar uma parte de seu tempo para ajudar outras pessoas no jogo, sem cobrar nada. Lógico, existem os que cobram, como o seu "amigo" aí do lado.
- Conhecimento. O jogo exige que você aprenda uma profissão e treine até se tornar mestre nela. Você pode ganhar dinheiro com o produto de sua profissão. Pode se especializar em algumas áreas de sua profissão. O jogo ensina que estudar é importante, porque tudo o que se aprende no jogo é através de leitura de livros.
- Foco. Tentar fazer 10 coisas ao mesmo tempo e não conseguir terminar nenhuma. O jogo permite isso, mas se você não manter o foco, não vai conseguir nada.
Até a Próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário